sábado, 12 de fevereiro de 2011

Breve História de Fallout [parte 2]


Aqui estou depois de 4 trabalhos e um pequeno exercício de fazer 35 desenhos de árvores em diversos tamanhos... pois é eu sobrevivi...
Continuando o post anterior que falei de Fallout, agora vou ter o prazer de postar sobre o meu rpg favorito de todos os tempos Fallout 2 (1998).

Deixe-me ver por onde começo...


Estamos em Arroyo no ano 2241, décadas depois do desaparecimento do Vault Dweller. Aqui jogamos com o Chosen One, descendente do Vault Dweller, essa velha na foto é sua mãe, filha do Vault Dweller e uma líder de Arroyo. Depois de décadas, Arroyo vem a ter problemas com a falta de água e comida, e cabe ao Chosen One, que foi treinado desde criança para ser o campeão e um dia líder de Arroyo salvar seu povo.



Logo no começo do jogo, o Chosen One tem que superar o desafio de passar pelo Templo do Julgamento para mostrar que é apto de usar a veste (a roupa azul do Vault 13) do Vault Dweller, e continuar seu legado.
Após passar pelo templo, o Chosen One é mandado para fora de Arroyo para encontrar o GECK (Garden of Eden Creation Kit) que é um dispositivo criado para revitalizar áreas pós guerra nuclear. Sua única pista é encontrar um mercador chamado Vic, que certa vez havia trocado com o povo de Arroyo um frasco de água do Vault 13.


E aqui vamos nós, desbravar a Wasteland novamente para salvar nosso povo.


Chegamos em uma cidade chamada Klamath, um local onde encontramos várias casas, crianças passando fome, bares, um helicóptero militar caído e por aí vai... aqui conhecemos o cara que eu achei mais legal no jogo, o tribal Sulik, que está escravizado e procura ajuda para encontrar sua irmã. O Chosen One pode negoçiar sua liberdade e ajuda-lo na sua busca, ele é uma companhia muito boa e leal. Em Klamath é possível fazer uns bicos como proteger umas Brahmim, lipar a cidade de uma infestação de ratos e coisas do tipo, mas não vou entrar em detalhes nas quests do jogo, só falei pq gosto mesmo de Sulik.

Chegamos em The Den, uma cidade que vive de trocas, vendas de drogas e de escravos. Aqui encontramos Metzger, um grande mercador de escravos e descobrimos onde Vic se encontra. Pois é, Metzeger escravizou Vic, pois este le vendeu um Rádio quebrado. Ao falar com Metzger temos a opção de se tornar parte de seu grupo que escraviza pessoas, podemos negoçiar a liberdade de Vic, tentar matar todo mundo e por aí vai... felizmente o quarto em que Vic se encontra tem uma janelinha, na qual podemos  conversar com Vic escondido, caso Metzger não copere. Ao falar com Vic temos que consertar o rádio para Metzger e pegar o rádio de Vic. É muito muído, mas quando conseguirmos a liberdade de Vic, ele fala que encontrou o frasco do Vault 13 em uma cidade chamada Vault City. Se você for esperto em The Den, o Chosen One pode conseguir encontrar um carro que funciona.


Chegamos em Vault City, um lugar cercado por muros, e por fora desses muros moram pessoas em tendas. Lá conhecemos Cassidy, um barman que pode acompanhar o Chosen One na sua aventura e por aí vai. Por dentro dos muros se encontra uma cidade segura, com comércio, plantas e tudo que uma cidade tem direito, obviamente foi usado o GECK nesta cidade, pois lá também se encontra o Vault 8. A segurança da cidade é extrema, mas tem seus jeitos de conseguir adentrar na parte "rica" da cidade.


O Chosen One depois de muitos trabalhos e fazer amizades em Vault City, encontra a líder da cidade, Joanne Lynette (imagem acima) e tenta trocar uma idéia com ela. Ao saber que o Chosen One fala a verdade e precisa do GECK, Lynette recruta o mesmo para fazer uma missão. Destruir a usina de GECKO (outra cidade), pois segundo Lynette, a usina de GECKO está gerando problemas por causa de sua radiação nas áreas próximas. Até aí beleza...


Vez ou outra aparece esse cara nos sonhos do Chosen One, o "shaman" de Arroyo, para lembrar que o tempo é curto.


Ao chegar em GECKO descobrimos que Harold (sim, o mesmo do Fallout 1) reside lá. É, a planta na sua cabeça (Bob) cresceu. GECKO é uma cidade de ghouls, porém não são ghouls selvagens, mas são ghouls conscientes como o próprio Harold. Em GECKO tem um amigo de Harold que pode se juntar com o grupo do Chosen One em sua quest, um ghoul chamado Lenny. Desbravando a cidade e a usina de GECKO, o Chosen One descobre que tem como limpar a usina sem ter que destruí-la, pois se tivesse que destruir, tambem destruiria a cidade e seus bons habitantes. Cabe ao Chosen One decidir o que fazer. Eu mesmo consertei a usina e voltei para falar com Lynette em Vault City para contar que eu salvei a cidade e resolvi os problemas da usina sem ter que matar ninguém... foi aí que eu descobri...


...que os planos de Lynette não eram só de desativar a usina, mas também erradicar os ghouls da cidade. Pois é, ela é uma maldita líder facista filha da puta, e veio querer me ordenar a acabar com GECKO. Pois é, várias opções são dadas nessa hora (BALA NA VACA), porém é bom ficar com a cabeça fria e deixar essa puta pra lá.


Depois de muito tempo, quests e conversas, alguém fala aonde fica Broken Hills e esta se mostra no mapa do Pip Boy 2000 (um relógio multiuso que o Chosen One usa). Ao chegar em Broken Hills, descobrimos um lugar em que humanos, ghouls e mutantes vivem em paz, e que o xerife desta cidade é o super mutante Marcus, um mutante pacífico (até certo ponto) e inteligente. Depois de resolver problemas em Broken Hills (como consertar o sistema de ventilação da mina e encontrar pessoas desaparecidas) o Chosen One pode conseguir a confiança de Marcus e ele pode se juntar ao grupo. Uma coisa que achei interessante, é que quando o Chosen One diz a Marcus que é descendente do Vault Dweller, Marcus se lembra que o Vault Dweller era uma pessoa odiada pelos mutantes, porém Marcus como uma boa pessoa não guardou rancor no coração.



Depois de passar por muitas cidades como Redding, New Reno, Gogoltha, The Stables e Sierra Army Deppot, chegamos em NCR (New California Republic). Pois é, lembra de Shady Sands, o primeiro vilareijozinho do post anterior, que era frequentemente atacada por legiões de bandidos como os raiders? Pois é, depois que o Vault Dweller ajudou Aradesh com os problemas da cidade, Shady Sands se tornou uma capital republicana. O interessante é que tem uma estátua em homenagem ao Vault Dweller no meio da cidade (eu acho que é em sua homenagem), e sua presidente é Tandi, a jovem filha de Aradesh no Fallout 1.

  

 Tandi em Fallout 1 com 16 anos.

   

 Tandi em Fallout 2 oitenta anos depois.

Em NCR, além de todas as quests da cidade, conhecer suas pessoas, sua política e seus objetivos de unificação, o Chosen One descobre as locações dos Vaults 15 e Vault 13. É pedido pela NCR, para o Chosen One desbravar o Vault 15 para possíveis expansões e interesses tecnologicos. Ao chegar no Vault 15, descobrimos que lá é uma base dos Khans, pessoas que como os raiders costumavam invadir Shady Sands oitenta anos antes. O Líder dos Khans havia prometido vigança contra o Vault Dweller, que ajudou Shady Sands a se tonar uma cidade potência, mas por ironia do destino, o mesmo é assassinado (ou não) pelo Chosen One, um verdadeiro descendente do Vault Dweller.



 Agora o Chosen One chega no Vault 13, o Vault do lendário Vault Dweller. No Vault 13 descobrimos que seus habitantes foram massacrados e os sobreviventes foram levados pela misteriosa força militar da Enclave. O Chosen One consegue entrar no Vault e lá conhece Goris, que parece ser apenas um grandalhão curioso que cobre todo seu corpo com uma roupa marrom e um capuz para esconder seu rosto. Goris fala que é um Deathclawn (criatura assassina horrenda da foto acima). É, ele é um dos Deathclaws racionais da Wasteland, e Curioso sobre o mundo fora do Vault, Goris decide ajudar o Chosen One em sua jornada. Outra coisa, um dos motivos de Goris se juntar a equipe do Chosen One, foi o fato que ele não sabia que a enclave havia matado e capturado os habitantes do Vault 13. Pois é... Vasculhando o Vault 13 adivinha o que encontramos? Não, não é Wally, mas sim o GECK, finalmente encontramos um exemplar do GECK (grande coisa, tambem tem em varias outras cidades que não quis citar no post). 
Ok, então vamos agora voltar pra Arroyo e salvar nosso povo?


 Cara, isso é chato. Depois de meses em busca do maldito Geck, chegamos e vemos Arroyo totalmente destruida. O "shaman" no seu leito de morte, conta ao Chosen One que Arroyo havia sido invadida por forças militares superiores (Enclave), que destruiram tudo, foderam com todos, levaram mulheres, crianças e pessoas que não resistiram. Foi um massacre como no Vault 13. Antes de morrer o "shaman" manda o Chosen One ir pro sul. Pois é, resta agora o Chosen One salvar o resto de seu povo e se vingar da Enclave.


Chegamos em São Francisco, descobrimos muitas coisas e uma delas é um navio inoperante. Procurando falar com as pessoas certas (e fuder com as pessoas certas) descobrimos que para o navio funcionar é necessário combustível (óleo posseidon eu acho) e para conseguirmos, temos que fazer missões entre São Francisco e Navarro. É isso aí, a mesma Navarro que o Vault Dweller tinha descoberto décadas antes. Chegando lá, diferente de oitenta anos antes, Navarro em vez de estar dominada por mutantes, agora se encontra nas mãos da Enclave, virando sua base militar. De muitos jeitos o Chosen One pode invadir a base para fazer seus planos e pode até achar o cachorro do Vault Dweller numa versão biônica (k9). De volta para São Francisco, o Chosen One aciona os motores do navio, e segue cruzando o mar até chegar em um oleoduto.

Lá é descoberto o centro das operações da Enclave, que se declara o governo dos Estados Unidos. Vasculhando, descobre-se que lá estão os sobreviventes do Vault 13 e de Arroyo para serem cobáias em experiências com um tipo de Anti-FEV vírus.


O Chosen One encontra  Dick Richardson, o presidente dos Estados Unidos e líder da Enclave (oh my fucking god). Richardson fala que seus planos são de erradicar de vez os mutantes de Wasteland para recriar um país só com pessoas puras. Um plano que não é ruim, porém criado na época errada, achar alguem livre da radiação em pleno 2242 seria impossível, e tambem nem todos ghouls e mutantes são má pessoas (seria um plano mais ou menos como o de Hitler querer acabar com judeus). Bom, o Chosen One mete bala no furico de Richardson, consegue resgatar as pessoas de Arroyo e de Vault 13 que se encontravam em cativeiro, e sobrecarrega o reator do oleoduto para destruir tudo. Porém tem um problema. Frank Horrigan.


Na saída do oleoduto o Chosen One se encontra com um cara do tamanho de três super mutantes, com uma arma de plasma maior que uma minigun e vestido com a melhor armadura do jogo. Seu nome é Frank Horrigan (como eu já havia dito), era um agente secreto da enclave e passou a ser testado com o FEV. Com sucesso Horrigan se tornou um mega super mutante, e fizeram para ele uma end boss power armor já para torná-lo indestrutível. Os cientistas que criaram Horrigan não o consideravam um super mutante, mas uma criatura única, e os soldados da enclave o consideram uma bomba nuclear ambulante. Horrigan tem sérios problemas psicológicos. Durante várias passagens do jogo, é possível se bater com Horrigan assistindo alguns de seus massacres, logo no começo do jogo apareçe Horrigan assassinando uma família (mãe pai e filho). Goris, em uma parte do jogo afirma que foi o único (ou foi ele e mais outro?) sobrevivente do massacre de deathclaws sujeito por Horrigan. Leal e furioso o Chosen One tem que se virar pra acabar com essa porra. O Chosen One tem opções como de hackear o computador de segurança da enclave, para programar-lo para atacar Horrigan, como pode tambem convencer outros soldados da enclave a destruir aquela aberração. Eu acho que esse foi o Boss que eu tive mais surpresa ao ver em um jogo. Bom, o Chosen One consegue sobrecarregar o reator do oleoduto e fugir do local. O oleoduto tem uma explosão thermo nuclear e se foi todos os dados da existencia do presidente Richardson.


O Chosen One volta com os sobreviventes de Arroyo e Vault 13, e juntos com o auxílio do GECK conseguem fundar New Arroyo.

Bom, eu acho que não preciso dizer de novo que esse post foi realmente uma breve historia de Fallout 2. Porra, eu nem se quer falei da Brotherhood of Steel! Então se querem saber mais joguem o jogo, desbravem sua historia e suas quests, vá por mim, é o meu rpg favorito =D
Quando eu tiver um pouco de tempo de novo eu vou terminar minha matéria sobre fallout, no próximo post vou terminar falando sobre Fallout: Brotherhood of Steel, Fallout 3 e Fallout New Vegas.
Até lá o/

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